Área Restrita
Get Adobe Flash player

FINANCIAR OU FAZER A OBRA EM ETAPAS?

Vou construir um imóvel e NÃO disponho de 100% do dinheiro necessário para fazer a obra completa. É aconselhável financiar ou fazer a obra em etapas?

 

Para começar, você deve planejar muito bem os gastos com a obra. Nesse planejamento determine de maneira muito objetiva o "andar" da obra, ou seja, o tempo em que você pretende construir sua casa. Assim, a sua resposta sairá automaticamente. Quero dizer o seguinte: você deve organizar os fluxos de pagamentos de maneira que as entradas de dinheiro casem com os desembolsos na obra e, ao mesmo tempo, você ficara satisfeito com o prazo para terminar a sua construção. Assim, não haverá necessidade de financiar valor algum e sem dúvida nenhuma a sua casa sairá mais barata.

Por outro lado, caso haja necessidade de ter a casa pronta em tempo menor e você não tenha caixa financeiro para isso, daí sim você deve obter algum tipo de financiamento. Dessa forma, no entanto, a construção sairá um pouco mais cara.

De modo geral, sempre procure poupar recursos antes de gastar, mas muitas vezes a nossa necessidade ou "urgência" fala mais alto.